top of page
Alunas IEWF

Projeto de Ensino Religioso

Tendo como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais, são desenvolvidos, no Instituto Educacional Waldir Filho, projetos com os princípios institucionais da educação fundamentada na pedagogia sócio-construtivista e humanismo social. Os projetos transdisciplinares, interdisciplinares e multidisciplinares consideram a capacidade humana de articular significados coletivos e compartilhá-los em sistemas de representação que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade.

A compreensão da arbitrariedade da representação das linguagens permite aos educandos a problematização dos modos de ver a si mesmos e a sociedade. Para fazer frente a tais desafios, foram introduzidas atividades de enriquecimento curricular, como o Projeto de Ensino Religioso.

Projeto de Educação Religiosa – desenvolvido durante todo o primeiro semestre letivo, objetiva: (1) identificar a ênfase do conhecimento transmitido pelos textos bíblicos para a construção da vivencia social; (2) realizar atividades que propiciem ao aluno e, simultaneamente, ao professor a ampliação de seu universo cultural na construção interdisciplinar da aprendizagem frente as diversas áreas de conhecimento; (3) estimular a observação, o olhar sensível e, por conseguinte, a apreciação do “bem” e do “bom”; (4) ter a marca da diversidade, pois os Projetos de Ensino Religioso almejam tratar de todas as possibilidades de expressão; (5) possibilitar, por meio da mediação, a reflexão/crítica para resolução dos conflitos e encaminhar ações para solucioná-los; (6) respeitar a ética, a moral vigente, inclusive a propriedade intelectual, os direitos de personalidade dos demais alunos, professores, colaboradores, e do Instituto Educacional Waldir Filho; (7) propiciar a alunos e professores o exercício do respeito à cultura de cada um.

whatsapp (1).png
bottom of page