Ensino Médio
No Ensino Médio o objetivo principal é preparar o aluno para a vida adulta, instrumentalizando-o para a intervenção na sociedade, para o exercício da cidadania e para o delineamento de seu projeto de vida pessoal, acadêmica e profissional.
Toda a prática pedagógica adotada no Ensino Médio, no Instituto Educacional Waldir Filho está alicerçada em três pilares fundamentais: aprender a conhecer, aprender a ser, aprender a fazer. Conhecer cria o desejo de educar-se constantemente, cuidando do seu próprio desenvolvimento, do autodidatismo. Ser é a relação do indivíduo consigo mesmo, desenvolvendo e fortalecendo sua identidade, auto-estima, autoconceito, autoconfiança, autodeterminação, autocuidado. Fazer em sentido ampliado prepara o indivíduo para enfrentar e superar experiências sociais de maneira efetiva.
Buscamos agregar ao repertório dos alunos recursos que lhes possibilitem aprimorar sua expressão, consolidar seus posicionamentos e ações na escola e na sociedade, no âmbito individual ou coletivo além de ampliar a capacidade de utilizar as diferentes tecnologias relativas às áreas de atuação. A Escola propõe, no Ensino Médio, a formação geral em oposição à formação específica, bem como o desenvolvimento de capacidades de pesquisar, aprender, criar e formular, buscar informações, analisá-las e selecioná-las.
Dessa forma, o currículo do Ensino Médio na Escola oportuniza ao egresso:
a) compreender significados e fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos;
b) relacionar teoria e prática;
c) vincular a educação ao mundo do trabalho e à prática social;
d) continuar aprendendo;
e) atuar com autonomia intelectual e pensamento crítico;
f) agir com flexibilidade para adaptar-se a novas situações;
g) estar apto para dar prosseguimento aos estudos;
h) preparar-se para o trabalho e para o exercício da cidadania.
Também pretende desenvolver e aprimorar a identidade dos estudantes como pessoas humanas comprometidas com o bem comum, tendo como foco a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
Enquanto etapa final da Educação Básica, o Ensino Médio, com duração mínima de três anos, tem como finalidade a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, bem como a ampliação de conhecimentos necessários para a continuidade dos estudos realizados após o Ensino Médio. (BRASIL, 2010).
Para o atendimento das finalidades do Ensino Médio, no Instituto Educacional Waldir Filho, os alunos têm atividades letivas de segunda a sexta-feira, no turno vespertino, e voltam à escola três vezes por semana para aulas práticas de Laboratório de Redação, Matemática e para a disciplina de Educação Física.
Nessa etapa de ensino, desenvolve-se atividades interdisciplinares que contemplam as diversas áreas do conhecimento, os componentes curriculares básicos da 3ª Série do Ensino Médio, preparam os alunos para a continuidade dos estudos, contribuindo para o ingresso no ensino superior, para a escolha profissional dos estudantes e para a construção de seu projeto de vida.