Ensino infantil
A Educação Infantil, como primeira etapa da Educação Básica, é reconhecida pelo Instituto Educacional Waldir Filho como importante aliada na promoção do desenvolvimento da criança. A escola, como instituição educativo-pedagógica, revela-se como espaço privilegiado para as crianças viverem, também, de diferentes modos, a sua infância. Uma de suas principais características é a possibilidade que cria, diariamente, encontros entre criança-criança, crianças-adultos, adultos-adultos e adultos-crianças - familiares que compartilham tempos e espaços no dia-a-dia educativo.
Ao considerar as crianças como sujeitos de direito, cidadãs e portadoras de vez e voz, o Instituto Educacional Waldir Filho e seus profissionais se dispõem a reconfigurar o ideário moderno de infância e de criança. Isso porque percebem a necessidade de ter clareza de que infância é um tempo social eivado de singularidades e de que os modos de viver a condição de criança se manifestam, no cotidiano institucional, sob roupagem com diferentes formas expressivas.
O Instituto Educacional Waldir Filho considera como objetivo central da ação pedagógica na Educação Infantil a ampliação do repertório cultural das crianças, tendo como eixos curriculares as interações e as brincadeiras, permeadas pelas linguagens visual, musical, oral e escrita, matemática e corporal.
A partir desta premissa, orienta-se que os professores planejem atividades que as desafiem a fazer narrativas, descrições, comparações, relações, construções em várias dimensões, explorando diferentes espaços e materiais, atividades lúdicas que as provoquem a pensar, tomar decisões e resolver problemas, atividades que tomem como referência conceitos fundamentais que precisam ser explorados em espaços coletivos de Educação Infantil.
Na escola os conteúdos da Educação Infantil são componentes ativos no processo educacional, constituem-se no espaço do cuidado, do crescimento, do aconchego e do conhecimento distribuídos nas áreas de Linguagem, Matemática, Natureza e Sociedade, Arte, Musica e Movimento.
Nessa perspectiva entendemos que movimentar-se, com agilidade, energia e sensibilidade, abrir-se para o conhecimento e para o mundo, investigar, criar hipóteses e conquistar a leitura e a escrita, pesquisar sobre os seres vivos, a natureza e seus fenômenos, os povos e as diferentes culturas, interagir, comunicar, conviver e respeitar seu bem-estar e o de seus companheiros são habilidades trabalhadas em atividades intencionalmente planejadas para ser instigantes e desafiadoras.
O ato de brincar está presente em todas as atividades. Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades faz com que a criança desenvolva a imaginação e a percepção. Por meio de jogos, de brincadeiras com regras e do faz de- conta, ela se apropria da realidade a seu redor, experimenta o mundo, atribuindo-lhe significado, e vai formando juízos sobre as pessoas, os sentimentos e o universo de conhecimento à sua volta.
As rodas de conversa são um momento privilegiado em que as crianças podem mostrar-se como são e expressar seus sentimentos, dúvidas e hipóteses. Nas rodas, as atividades da escola são apresentadas, e as regras, construídas, com objetivo de que seja compridas por todos.
No Instituto Educacional Waldir Filho a construção do código escrito da Língua Portuguesa visa mais que alfabetizar: o objetivo maior é introduzir a criança no mundo das letras, da cultura. Enfatiza-se que ler e escrever são importantes meios de expressão.
A Educação Infantil trabalha, prioritariamente, com o intuito de atender ao que preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Resolução CNE/CEB nº 05/2009), garantindo o desenvolvimento integral das crianças.
A Escola atende, nessa etapa de ensino, à criança pequena de 2 anos a 5 anos de idade com aulas de segunda a sexta-feira e realiza a transição para o Ensino Fundamental por meio da documentação pedagógica organizada em:
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Infantil II - crianças de 2 (dois) anos;
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Infantil III - crianças de 3 (tres) anos;
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Infantil IV - crianças de 4 (quatro) anos;
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Infantil V - crianças de 5 (cinco) anos.