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Histórico

O primeiro dia de aula, a gente nunca esquece! Assim, podemos dizer que em 20 de março de 2003 não foi diferente para os então alunos do Instituto Educacional Waldir Filho. Há mais de 20 anos, o IEWF abria as portas, para a sociedade lagopedrense, iniciando um trabalho com intuito criar aulas mais dinâmicas, otimizar o processo de ensino-aprendizagem e disponibilizar a sociedade, educadores competentes e preocupados com uma educação de qualidade.

Situada a rua Libércia Gonçalves de Moraes, s/n, vila Antonio Humberto de Moraes, no centro de Lago da Pedra com uma estrutura diferenciada para seu tempo.

Pensar a educação em nossa sociedade é um desafio permanente. Fazer educação, é acreditar que os sonhos se realizam e transformam a realidade na integra das relações sociais. A mantenedora da Instituição considera a educação um elemento indispensável e necessário para a construção social mais humana, onde os ideais de solidariedade, respeito, igualdade e amor ao próximo, são construídos gradativamente. Sua crença em uma educação de qualidade é alicerçada e fundamentada em preceitos cristãos.

Fundamentados nessa premissa nasce o Instituto Educacional Waldir Filho em 20 de março de 2003, fruto de um sonho da senhora Raimunda Alves de Melo que vê na educação de qualidade a possibilidade de transformação social do indivíduo, onde a escola possui o compromisso de contribuir para a formação crítica e integral do indivíduo no que diz respeito aos valores sociais, morais, cristãos e éticos.

Em uma sociedade na qual os valores se reconstroem constantemente, a mantenedora enaltece a cidade de Lago da Pedra ao registrar a Instituição de Ensino homenageando o senhor Waldir Jorge de Melo Filho (in memória), cidadão lagopedrense que em suas ações sempre buscou a melhoria da qualidade da educação para sua cidade.

Considerando o contexto social de seu alunado, o Instituto Educacional Waldir Filho entende que como Instituição de Educação Básica, tem responsabilidades mais amplas: oferecer uma sólida formação que dê aos seus alunos possibilidades reais de prosseguirem seus estudos, de serem, também, pessoas capazes de realizarem seus projetos de vida enquanto cidadãos corresponsáveis pela construção de uma sociedade com melhores condições de vida para todos.

O Instituto Educacional Waldir Filho vivenciou os processos de regulamentação para seu funcionamento legal. Assim, em 23 de setembro de 2004 o Conselho Estadual de Educação do Maranhão, no uso de suas atribuições legais, e considerando o Parecer Nº 358/2004-CEE, da Câmara de Ensino Fundamental e Médio, emitido no Processo Nº 844/2003-CEE, aprovado por unanimidade em Sessão Plenária.

Ao longo dos seus 20 anos, milhares de histórias foram construídas e se fundiram com a educação aqui apresentada  e muitas realidades e vidas foram transformadas.

Pensando em motivar e estimular o processo de ensino-aprendizagem em seu fazer pedagógico diário, com a participação de todos agentes educativos, a Instituição desenvolve há mais de 20 anos o Projeto de Ensino Religioso, que tem como principal objetivo, tratar de questões que façam parte do cotidiano do aluno e que requerem atenção e cuidados quanto a formação de seu caráter, valores éticos e morais; a Feira do Conhecimento, com temas atuais e relevantes para o conhecimento científico dos seus alunos.

Estudante
Estudantes

O que é IEWF

Instituto Educacional Waldir Filho, Instituição de Ensino privada, baseada em princípios cristãos e valores permanentes, tem como compromisso não apenas a qualidade pedagógica e o aperfeiçoamento do desempenho escolar do aluno, mas a sua formação integral, atendendo a Educação Básica. Conta com infraestrutura adequada e segura, professores qualificados e materiais didáticos de sistemas educacionais atualizados, que visam contribuir para uma sociedade mais consciente e colaborar para a formação de cidadão reflexivos e críticos, preparados para as exigências futuras e capazes de fazer uso de suas competências de forma ética.

Nossa Estrutura

A estrutura física disponível do Instituto Educacional Waldir Filho, é estrutura completa, organizada e segura com ampla área de lazer. Possui duas entradas de acesso ao pavimento térreo, com recepção climatizada e plataforma elevatória, escada e rampa de acesso ao 1º piso; secretaria geral; sala de Coordenação da  Educação Infantil ao Ensino Médio; sala de professores; diretoria; tesouraria; auditório, laboratório de ciências e matemática; 01 biblioteca e mais de 15 salas de aula climatizadas distribuídas nos dois pavimentos, 02 banheiros infantis (masculino e feminino); 02 banheiros adultos (masculino e feminino); 02 banheiros  com acessibilidade (na forma da Lei);  cantina e área de convivência; . playground com área coberta para eventos infantis; campo de futebol e quadra poliesportiva.

Proposta Pedagógica

O Projeto Político-Pedagógico do Instituto Educacional Waldir Filho, além de ser uma exigência legal, expressa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, permite a revelação da identidade da Instituição, de suas concepções e de seus sonhos.

A proposta de educação aqui evidenciada implica num entendimento de escola como espaço de reflexão sobre as questões sociais, construção do conhecimento, onde se instrumentalizam os educandos para o exercício da cidadania e o mundo do trabalho. Além disso, define a natureza e o papel socioeducativo, cultural, político e ambiental da Escola, bem como sua organização e gestão curricular para subsidiar o seu Regimento Escolar e sua Proposta Pedagógica, documentos que são os balizadores das ações educativas.

Primamos por manter a fidelidade de nossas práticas aos valores que pregamos – nossa essência – e a convicção de que, assim, estaremos contribuindo para que o educando tenha acesso aos elementos da aprendizagem que proporciona a construção de um mundo mais justo, mais humano, mais solidário.

O reconhecer-se como indivíduo íntegro é de fundamental importância para que a coletividade seja sadia. Lidar com essa diversidade de indivíduos que compõem nosso público/coletivo é tarefa árdua, porém necessária, não somente como uma questão de defesa de direitos civis, mas de defesa da dignidade da pessoa humana.

Assim, a educação é entendida como um processo contínuo de construção e reconstrução que requer a reflexão que visa estabelecer uma postura crítica frente a tudo o que vem acontecendo, no propósito de favorecer a atualização permanentemente deste projeto educativo. 

Esta atualização não significa simplesmente se adaptar ao que acontece, mas, principalmente, contribuir para que seus alunos sejam devidamente preparados para as demandas e os desafios que a sociedade contemporânea estabelece, sempre na perspectiva de oferecer uma educação básica capaz de proporcionar a realização pessoal de cada um, sem desvincular essa realização pessoal do compromisso e responsabilidade que cada cidadão tem de contribuir para a realização mais ampla da coletividade.

Entender o que mudou e o que precisa mudar na construção efetiva do ser humano, durante todo o fazer pedagógico é de fundamental importância, pois decorre também desse compromisso, a revisão de nossas práticas pedagógicas diárias, daquelas que nos exigem maior complexidade às mais prosaicas, na lida com os educandos que estão sob a nossa responsabilidade.

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