Ensino fundamental I
As ações pedagógicas no Ensino Fundamental estão pautadas na Resolução CNE/CEB nº 07/2010, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 Anos (BRASIL, 2010). De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 07/2010, o Ensino Fundamental representa o direito à educação, entendido como bem inalienável para a formação do Ser Humano, tendo como norteadores das ações pedagógicas princípios éticos, políticos e estéticos. (BRASIL, 2010).Ainda de acordo com os princípios citados e, em conformidade com os Artigos 22 e 32 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei nº 9.394/96, são objetivos dessa etapa de escolarização:
I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, das artes, da tecnologia e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III – a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores como instrumentos para uma visão crítica do mundo;
IV – o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social. (BRASIL, 2010; IECLB, 2005; BRASIL, 1996).
O fazer pedagógico deve valorizar, de forma especial, a formação humanística, considerando o contexto econômico, político, social e cultural em que se insere. No que diz respeito à dimensão do conhecimento, a proposta pedagógica deve considerar a educação como:
a) integral, porque vê o ser humano como um todo, respeitando-o como sujeito histórico e relacional;
b) integradora, porque respeita, contextualiza e inter-relaciona diferentes saberes e conhecimentos;
c) integrada, porque está aberta para a diversidade e a multiplicidade.
Em conformidade com as Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental de 9 anos (BRASIL, 2010b), a proposta pedagógica do Ensino Fundamental, no Instituto Educacional Waldir Filho, considera essa etapa de educação como aquela capaz de assegurar a cada um e a todos o acesso ao conhecimento e aos elementos da cultura, imprescindíveis para o desenvolvimento pessoal e para a vida em sociedade.
Para a consecução de suas finalidades e atendendo a objetivos, princípios e disposições previstos na legislação vigente, o Instituto Educacional Waldir Filho ministrará aulas de segunda a sexta-feira nos seus respectivos turnos os seguintes cursos:
-
Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º Ano).
-
Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º Ano).
No Ensino Fundamental I, dos 6 aos 10 anos de idade, são observadas mudanças significativas no desenvolvimento cognitivo do aluno. Nesse período, situações didáticas cada vez mais complexas possibilitam ao aluno iniciar a estrutura dos seus conhecimentos relativos a leitura, escrita, cálculo e resolução de problemas.
Mediante esse desenvolvimento cognitivo, o aluno constrói sua identidade, amplia seu conhecimento de mundo e se apropria de diversas linguagens e formas de representação. Além de construir noções e conceitos, o aluno tem a oportunidade de desenvolver atitudes e valores por meio da interação com colegas, professores e funcionários.