top of page
Aluna IEWF

Feira do Conhecimento

Tendo como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais, são desenvolvidos, no Instituto Educacional Waldir Filho, projetos com os princípios institucionais da educação fundamentada na pedagogia sócio-construtivista e humanismo social. Os projetos transdisciplinares, interdisciplinares e multidisciplinares consideram a capacidade humana de articular significados coletivos e compartilhá-los em sistemas de representação que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade.

A compreensão da arbitrariedade da representação das linguagens permite aos educandos a problematização dos modos de ver a si mesmos e a sociedade. Para fazer frente a tais desafios, foram introduzidas atividades de enriquecimento curricular, como A Feira do Conhecimento. Organizada a partir da Educação Infantil até o Ensino Médio, é intencionalmente planejada, com diferentes situações de ensino que tem como objetivo: (1) buscar compreensão e a necessidade de posicionamento diante de temas e situações-problemas; (2) conhecer as ideias, opiniões, hipóteses dos alunos sobre o conteúdo a ser desenvolvido; (3) estimular a postura crítica e analítica diante de fatos e informações; (4) perceber as continuidades e rupturas, as semelhanças e as diferenças existentes entre os temas diversos em diferentes épocas e lugares, por meio da posição e das ideias de diferentes pensadores; (5) promover a organização dos novos conhecimentos e das novas aprendizagens, ao trabalhar os conceitos, os procedimentos e as atitudes novas, para que o aluno construa o conhecimento; (6) adquirir uma compreensão mais profunda da cultura digital; 7) desenvolver as habilidades de comprovar, relacionar e argumentar de forma interdisciplinar explorando os conteúdos de todas as áreas do currículo escolar.

bottom of page