top of page
INSTITUTO-WALDIR-FILHO-_-Eventos2.png

Projeto de Ensino Religioso

Tendo como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais, são desenvolvidos, no Instituto Educacional Waldir Filho, projetos com os princípios institucionais da educação fundamentada na pedagogia sócio-construtivista e humanismo social. Os projetos transdisciplinares, interdisciplinares e multidisciplinares consideram a capacidade humana de articular significados coletivos e compartilhá-los em sistemas de representação que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade.

A compreensão da arbitrariedade da representação das linguagens permite aos educandos a problematização dos modos de ver a si mesmos e a sociedade. Para fazer frente a tais desafios, foram introduzidas atividades de enriquecimento curricular, como o Projeto de Ensino Religioso.

Projeto de Educação Religiosa – desenvolvido durante todo o primeiro semestre letivo, objetiva: (1) identificar a ênfase do conhecimento transmitido pelos textos bíblicos para a construção da vivencia social; (2) realizar atividades que propiciem ao aluno e, simultaneamente, ao professor a ampliação de seu universo cultural na construção interdisciplinar da aprendizagem frente as diversas áreas de conhecimento; (3) estimular a observação, o olhar sensível e, por conseguinte, a apreciação do “bem” e do “bom”; (4) ter a marca da diversidade, pois os Projetos de Ensino Religioso almejam tratar de todas as possibilidades de expressão; (5) possibilitar, por meio da mediação, a reflexão/crítica para resolução dos conflitos e encaminhar ações para solucioná-los; (6) respeitar a ética, a moral vigente, inclusive a propriedade intelectual, os direitos de personalidade dos demais alunos, professores, colaboradores, e do Instituto Educacional Waldir Filho; (7) propiciar a alunos e professores o exercício do respeito à cultura de cada um.

bottom of page