top of page
INSTITUTO-WALDIR-FILHO-_-Eventos3.png

Feira do Conhecimento

Tendo como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais, são desenvolvidos, no Instituto Educacional Waldir Filho, projetos com os princípios institucionais da educação fundamentada na pedagogia sócio-construtivista e humanismo social. Os projetos transdisciplinares, interdisciplinares e multidisciplinares consideram a capacidade humana de articular significados coletivos e compartilhá-los em sistemas de representação que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade.

A compreensão da arbitrariedade da representação das linguagens permite aos educandos a problematização dos modos de ver a si mesmos e a sociedade. Para fazer frente a tais desafios, foram introduzidas atividades de enriquecimento curricular, como A Feira do Conhecimento. Organizada a partir da Educação Infantil até o Ensino Médio, é intencionalmente planejada, com diferentes situações de ensino que tem como objetivo: (1) buscar compreensão e a necessidade de posicionamento diante de temas e situações-problemas; (2) conhecer as ideias, opiniões, hipóteses dos alunos sobre o conteúdo a ser desenvolvido; (3) estimular a postura crítica e analítica diante de fatos e informações; (4) perceber as continuidades e rupturas, as semelhanças e as diferenças existentes entre os temas diversos em diferentes épocas e lugares, por meio da posição e das ideias de diferentes pensadores; (5) promover a organização dos novos conhecimentos e das novas aprendizagens, ao trabalhar os conceitos, os procedimentos e as atitudes novas, para que o aluno construa o conhecimento; (6) adquirir uma compreensão mais profunda da cultura digital; 7) desenvolver as habilidades de comprovar, relacionar e argumentar de forma interdisciplinar explorando os conteúdos de todas as áreas do currículo escolar.

bottom of page