top of page
INSTITUTO-WALDIR-FILHO-_-Eventos.png

Projeto leitura

Tendo como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais, são desenvolvidos, no Instituto Educacional Waldir Filho, projetos com os princípios institucionais da educação fundamentada na pedagogia sócio-construtivista e humanismo social. Os projetos transdisciplinares, interdisciplinares e multidisciplinares consideram a capacidade humana de articular significados coletivos e compartilhá-los em sistemas de representação que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade.

A compreensão da arbitrariedade da representação das linguagens permite aos educandos a problematização dos modos de ver a si mesmos e a sociedade. Para fazer frente a tais desafios, foram introduzidas atividades de enriquecimento curricular.

O ato de produzir textos, a partir dos temas abordados nos componentes curriculares da escola, é uma competência importante e necessária para a organização das informações apresentadas e sua transformação em objeto de análise crítica.

Ao escrever, o aluno precisa identificar as ideias principais e os argumentos apresentados nos textos, reorganizar suas informações e dar-lhes uma nova forma. Ao fazê-los, o aluno passa a assumir uma nova posição ativa no processo de aprendizagem, tornando-se ele o próprio produtor de conhecimento.

Essa atividade didática é um trabalho articulado com a proposta de desenvolvimento das habilidades de exposição de ideias e de debates, isto é, a argumentação em que é necessário analisar o conteúdo e os problemas relativos ao objeto investigado e assumir um posicionamento crítico diante de proposições e de premissas.

Os alunos são encorajados a aprofundar suas reflexões, a expor e a discutir questões e ideias presentes no cotidiano social. Tal fato é explicitado nos componentes curriculares onde são abordados os conceitos, as ideias e as contribuições de pensadores em questões de interesse universal.

A atitude de buscar compreensão e a necessidade de posicionamento diante de temas e situações-problema estão intimamente relacionadas com a postura crítica e analítica diante de fatos e informações. Para cumprir tais exigências, os alunos têm a oportunidade de desenvolver três instâncias do aprendizado: a leitura, a escrita e a oralidade.

Por meio de habilidades de comprovar, relacionar e argumentar, o aluno tem condições de perceber as continuidades e rupturas, as semelhanças e as diferenças existentes entre os temas diversos em diferentes épocas e lugares, por meio da posição e das ideias de diferentes pensadores.

A avaliação do desempenho contempla instrumentos como: a verificação do uso da norma culta, o entendimento da proposta de redação, o conhecimento de mundo, os argumentos, o uso dos elementos coesivos e elaboração da proposta de intervenção. Essas competências já foram utilizadas pelos componentes curriculares, e introduz a elaboração de textos ensaísticos. Dados a natureza, os objetivos e as estratégias de avaliação dessa abordagem metodológica de ensino, a recuperação de aprendizagens e notas observa todas as modalidades e periodicidade já previstas para todos os componentes curriculares e enfatiza a modalidade de recuperação paralela como oportunidade de acompanhamento do aluno.

bottom of page